TryEngineering.org: Discover the creative engineer in you. Accreditation.org: The ultimate resource for engineering, computing and technology accreditation. TryNano.org: Nanotechnology for a wider audience.  
         TryEngineering.org > Torne-se um engenheiro > Engenharia química
Discover the creative engineer in you
Life of an Engineer
Torne-se um engenheiro
A vida de um engenheiro
Conheça engenheiros profissionais
Sociedades de engenharia
Especialidades de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Especialidades de tecnologia de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Engenharia química

Engenheiros químicos trabalham em indústrias de manufatura, farmacêuticas, produtos médico-hospitalares, projeto e construção, papel e celulose, petroquímicas, processamento de alimentos, produtos químicos especializados, polímeros, biotecnologia e segurança e qualidade ambiental, dentre outras. Dentro dessas indústrias, engenheiros químicos contam com seu conhecimento de matemática e ciências, especialmente química, para resolver problemas técnicos de forma segura e econômica. E, é claro, eles usam e aplicam seu conhecimento de engenharia para resolver qualquer desafio técnico que encontrem. Não cometa o erro de pensar que engenheiros químicos apenas produzem coisas. Seu conhecimento também é aplicado na área jurídica, em educação, indústria gráfica, finanças e medicina, bem como em diversos outros campos que exigem treinamento técnico. Por exemplo, há engenheiros químicos que aperfeiçoam técnicas de processamento de alimentos e métodos de produção de fertilizantes, para aumentar a quantidade e a qualidade dos alimentos disponíveis. Outros constroem fibras sintéticas que tornam nossas roupas mais confortáveis e resistentes à água; ainda outros desenvolvem métodos para a produção em massa de medicamentos, tornando-os mais acessíveis. E há os que criam métodos mais eficientes e seguros para refinar derivados de petróleo, tornando fontes de energia e produtos químicos mais produtivos e econômicos. Por fim, engenheiros químicos desenvolvem soluções para problemas ambientais, tais como controle e tratamento da poluição. Informações mais detalhadas sobre engenharia química estão disponíveis na página Chemical Engineering do Sloan Career Cornerstone Center.

Sugestões de orientação de carreira para estudantes pré-universitários:

Os estudantes pré-universitários devem fazer o maior número possível de disciplinas de matemática e ciências, tanto na escola quanto como parte de programas extracurriculares. Os alunos de 5 a 9 anos devem estudar mais matemática, resolver quebra-cabeças e realizar projetos de desenho ou construção. Estudantes de 9 a 12 anos de idade devem fazer aulas extras de matemática e, caso estejam entusiasmados, explorar pré-algebra e geometria. Os estudantes de 12 a 18 anos podem considerar fazer cursos de álgebra avançada, química, cálculo, geometria, trigonometria, física, construção, projeto e conceitos de engenharia. Também existem diversas lições e atividades, bem como projetos e concursos, que ajudam a dar ao estudante com interesse em engenharia uma exposição em primeira mão a princípios de engenharia. O estudante que realizar essas atividades e participar de projetos e/ou concursos terá um melhor entendimento da engenharia e seu impacto na sociedade. Ele poderá determinar melhor se engenharia é a carreira para ele, compartilhando seu interesse com outros estudantes e experimentando aplicações da engenharia na prática. Programas de férias e estágios são outra excelente maneira para que os estudantes pré-universitários explorem a engenharia.

Folhetos e outros materiais:



(O Sloan Career Cornerstone Center forneceu perfis de cursos de engenharia e de tecnologia de engenharia para o TryEngineering.)

home about contact us links sitemap disclaimer