TryEngineering.org: Discover the creative engineer in you. Accreditation.org: The ultimate resource for engineering, computing and technology accreditation. TryNano.org: Nanotechnology for a wider audience.  
         TryEngineering.org > Torne-se um engenheiro > Engenharia elétrica
Discover the creative engineer in you
Life of an Engineer
Torne-se um engenheiro
A vida de um engenheiro
Conheça engenheiros profissionais
Sociedades de engenharia
Especialidades de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Especialidades de tecnologia de engenharia
Química
Civil
De computação
Elétrica
Mecânica
Mais...
Engenharia elétrica

Engenheiros elétricos deram contribuições notáveis ao nosso mundo. Engenheiros elétricos ajudaram a inventar o computador, a internet de banda larga, telefones celulares, microchips e painéis de energia solar - só para citar alguns exemplos! Tocadores de DVDs, telefones celulares, rádio, televisão, computadores, aviões, veículos espaciais, carros, motocicletas, eletrodomésticos, equipamentos médicos que salvam vidas, jogos de computador e batalhas contra marcianos lutadas com joysticks representam um mero exemplo de facetas agora familiares de nossa vida tornadas possíveis com a colaboração de engenheiros elétricos. Existem dez setores-chave da indústria que empregam engenheiros elétricos, engenheiros de computação e cientistas de computação:
  • Aeroespacial.
  • Bioengenharia.
  • Informática.
  • Educação e pesquisa.
  • Energia elétrica.
  • Manufatura.
  • Semicondutores.
  • Serviços e outras profissões.
  • Telecomunicações.
  • Transporte e automotivo.
Informações mais detalhadas sobre engenharia elétrica estão disponíveis na página Electrical Engineering do Sloan Career Cornerstone Center. Outra abordagem para compreender o campo da engenharia elétrica consiste em examinar os interesses técnicos das sociedades e conselhos técnicos que abrangem as atividades técnicas do IEEE.

O que estudantes de engenharia elétrica estudam em nível universitário:

As disciplinas básicas cursadas por todos os estudantes de EE incluem assuntos como circuitos, eletrônica, projeto digital e microprocessadores. Aulas em laboratório têm um papel importante para reforçar os conceitos aprendidos nas aulas teóricas. O currículo básico trabalha em cima de uma fundação de cursos básicos em cálculo, física, química e humanidades. Cursos adicionais fazem uso pesado de outras disciplinas como ciência da computação, engenharia mecânica, ciência dos materiais, manufatura, administração e finanças. Muitos estudantes de engenharia também participam de programas de cooperação. Estudantes de cooperação alternam períodos de experiência trabalhando em diferentes indústrias com períodos de aulas.

Sugestões de orientação de carreira para estudantes pré-universitários:

Os estudantes pré-universitários devem fazer o maior número possível de disciplinas de matemática e ciências, tanto na escola quanto como parte de programas extracurriculares. Os alunos de 5 a 9 anos devem estudar mais matemática, resolver quebra-cabeças e realizar projetos de exploração de código. Estudantes de 9 a 12 anos de idade devem fazer aulas extras de matemática e, caso estejam entusiasmados, explorar pré-algebra e geometria. Os estudantes de 12 a 18 anos podem considerar fazer cursos de álgebra avançada, química, cálculo, geometria, trigonometria, física, eletrônica e conceitos de engenharia. Também existem diversas lições e atividades, bem como projetos e concursos, que ajudam a dar ao estudante com interesse em engenharia uma exposição em primeira mão a princípios de engenharia. O estudante que realizar essas atividades e participar de projetos e/ou concursos terá um melhor entendimento da engenharia e seu impacto na sociedade. Ele poderá determinar melhor se engenharia é a carreira para ele, compartilhando seu interesse com outros estudantes e experimentando aplicações da engenharia na prática. Programas de férias e estágios são outra excelente maneira para que os estudantes pré-universitários explorem a engenharia.

Folhetos e outros materiais:



(O Sloan Career Cornerstone Center forneceu perfis de cursos de engenharia e de tecnologia de engenharia para o TryEngineering.)

home about contact us links sitemap disclaimer